quinta-feira, 29 de março de 2012

APDSI apresenta condolências pelo falecimento de Leonel Santos



Leonel Santos, docente do Departamento de Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade do Minho, faleceu na passada segunda-feira, 26 de março, aos 49 anos, vítima de doença prolongada.


Sócio e colaborador activo da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, enquanto membro da Direcção do Grupo Permanente da Delegação Norte da APDSI, Leonel Santos, deu um grande contributo para a Sociedade da Informação, nomeadamente através de vários estudos publicados em 2006 e 2007 sobre “Presença na Internet das juntas de freguesia portuguesas: Estudo sobre Local e-Government em Portugal” e “Presença na Internet das câmaras municipais portuguesas: Estudo sobre Local e-Government em Portugal”.

Em 2009 coordenou a conferência da APDSI, intitulada “Administração Pública Local: Perspectivas de Desenvolvimento no âmbito da Sociedade da Informação”, realizada em Lisboa e, em 2007, foi também coordenador do encontro “Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação: Referência ao próximo QREN”, que decorreu no Instituto Politécnico de Setúbal.

Leonel Santos concluiu o Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho em 2004, ano após o qual se tornou professor auxiliar na mesma instituição de ensino.
Desde 1997 que o Professor Leonel Santos coordena projectos de investigação, participa em estudos técnicos especializados e desenvolve trabalhos científicos nas áreas da Sociedade da Informação, do  e-Governement, dos Sistemas de Informação no domínio do Governo e  Administração Pública  Local e na Avaliação de Web Sites. O valor que o Professor Leonel Santos trouxe à Sociedade da Informação em Portugal é evidente para todos, desde os seus alunos, colaboradores e colegas até à  sociedade civil em geral.

A APDSI apresenta as suas condolências,  o reconhecimento pela sua contribuição para a Sociedade da Informação em Portugal para além da amizade pelo Professor.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Por Uma Administração Pública em Tempo Real - manhã vs. tarde

Depois de uma manhã dedicada à apresentação de casos de sucesso em matéria de “Interoperabilidade e desmaterialização de processos administrativos ao serviço do país”, na conferência da APDSI que está a decorrer na Universidade Nova de Lisboa, a tarde é dedicada ao trabalho que ainda está por fazer em áreas como a Saúde e a Justiça. O professor Henrique Martins, coordenador da Comissão para a Informatização para a Saúde, reconhece que na Saúde ainda há “ilhas em vez de arquipélagos”. Ricardo Negrão, Coordenador do Plano Tecnológico da Justiça vai mais longe e diz que “está tudo por fazer na área de interação dos tribunais com outros organismos”. Ouvimos agora a responsável pelo Licenciamento Zero – AMA, Sónia Lascasas, que fala da transparência nos processos que envolvem agentes económicos. A conferência decorre até às 18h30.

Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares anuncia mudanças na vertente TIC do Governo

Desmaterialização de processos, licenciamentos e interoperabilidade são elementos que podem contribuir para a redução de custos na Administração Pública. Esta é a convicção do Professor J.Dias Coelho, Presidente da Direção da APDSI, que esta manhã começou por agradecer ao auditório da conferência “Por Uma Administração Pública em Tempo Real”: “Sem a vossa presença e participação estes eventos não têm valor, a vossa presença é essencial para o êxito da iniciativa”.

A sessão inaugural contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Duarte. “É para mim um prazer poder contribuir para o debate de ideias para algumas das tutelas que tenho neste Governo. Tenho vindo a acompanhar todo o universo e-Gov e tenho acompanhado o Governo naquilo que tem sido preparado para o próximo ano”, anunciou o Secretário de Estado.

Feliciano Duarte fez saber que o novo paradigma na Administração Pública portuguesa assenta em três pilares. São eles a busca da excelência na qualidade dos serviços, uma administração eletrónica mais célere e eficaz e uma maior cooperação entre Sociedade Civil, empresas e Estado. Para o representante do Governo, o Estado não se pode alhear das parcerias com privados: “A Administração Pública tem de se organizar em função dos cidadãos e empresas e não de acordo com a caprichosa organização dos seus departamentos”.

O Secretário de Estado afirma que a redução de custos é o objetivo de fundo que está por detrás da decisão anunciada de fundir lojas de empresa com as do cidadão: “Queremos desobstruir caminho nas dificuldades que havia em abrir lojas de cidadão”, o que passa, em boa parte, pelas questões de arrendamento mas também haverá novidades em aspetos mais visíveis ao grande público. “Nos últimos meses não nos preocupámos apenas em procurar respostas, procurámos sim lançar mãos a projetos que estão agora em fase de implementação, como por exemplo o think tank e o rebranding das lojas do cidadão”, adiantou o representante do Governo. Em termos práticos esta “parceria” do Governo com outras entidades pode vir a resultar numa marca associada à Loja do Cidadão, à semelhança do que já acontece com a estação de metro Baixa-Chiado, agora também conhecida como PT Blue Station. “Os privados podem e devem criar sinergias com a administração pública” esclareceu Feliciano Duarte.

Outra novidade anunciada na conferência da APDSI prende-se com a facilidade em recorrer a alguns serviços. “Não serve de nada ter muitos serviços online se os cidadãos não souberem da sua existência ou se a ales não poderem aceder. A tecnologia só se justifica se for tida como um meio efetivo ao dispor dos cidadãos e do qual vão tirar partido” afirma o Secretário de Estado que deu como exemplo a Finlândia enquanto país bem sucedido nesta matéria de celeridade na administração pública eletrónica.

Num futuro próximo, algumas tecnologias atualmente usadas pelos privados, como as payshops ou a rede Multibanco, poderão vir a ocupar um lugar diferente numa nova Administração Pública. “Para haver uma maior cooperação entre Sociedade Civil, empresas e Estado, o Estado não se pode alhear das parcerias com privados. Tem de se contemplar a possibilidade de marcar uma consulta médica no Multibanco, por exemplo. É difícil compreender que se tenha deixado que o cidadão continue a ser uma espécie de estafeta dos serviços públicos, vagueando de guichet em guichet”, sublinha Feliciano Duarte.

O representante do Governo refere como primeiro passo concreto rumo a uma Administração Pública mais moderna a reestruturação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que passou por uma redução de dirigentes e remunerações. “Fruto desta reestruturação a AMA está hoje mais ágil e pronta para responder a todos estes desafios” conclui o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

A conferência da APDSI “Por Uma Administração Pública em Tempo Real” está a decorrer na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, até às 18h30. Este evento conta com o apoio da Microsoft, Convex e Oracle, para além dos patrocinadores globais da APDSI e da Fundação Luso Americana.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Por uma Administração Pública em Tempo Real - Objectivos e funcionamento do programa ISA


O arranque da conferência da APDSI, intitulada "Por uma Administração Pública em Tempo Real", que se vai realizar no próximo dia 22 na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, é marcado pela intervenção da Eng.ª Margarida Abecassis, Head of Unit da Comissão Europeia, que nos vai falar sobre "Interoperability solutions for European public administration", às 10h15.

A chefe de unidade responsável pelo programa ISA fará uma apresentação geral do programa ISA, dos seus objectivos e funcionamento, abordando, depois, os principais domínios de acção deste programa com exemplos de acções concretas na área da interoperabilidade a nível Europeu.

Serão abordados temas como a Estratégia Europeia de Interoperabilidade (EEI), o Quadro Europeu de Interoperabilidade (QEI) e a interoperabilidade semântica. Serão, ainda, apresentados exemplos concretos de soluções ao nível europeu apoiadas pelo programa, nomeadamente, o sistema de Informação do Mercado Interno (IMI - Internal Market Information system), o Ambiente Comum de Partilha de Informação (CISE - Common Information Sharing Environment for the EU Maritime domain) e o software de recolha de declarações de apoio conforme ao Regulamento sobre a iniciativa de cidadania (Regulamento 211/2011, European Citizen's Initiative).

segunda-feira, 19 de março de 2012

Smart Government - Sustentabilidade da Administração Pública em tempo de crise


Andrea di Maio
, vice-presidente da Gartner Research e analista multipremiado, vem apresentar, no jantar-debate da APDSI do próximo dia 22, o seu ponto de vista sobre a administração pública e as influências que tem vindo a sofrer com a intervenção das novas tecnologias. Neste encontro, o especialista em e-Government examina como os avanços tecnológicos podem contribuir para uma mudança na prestação de serviços públicos.

Gartner Research é a maior empresa mundial de pesquisa especializada em novas tecnologias, reconhecida em mais de 80 países.

Há cerca de 15 anos na vice-presidência da empresa, di Maio sempre se dedicou a analisar as mais-valias que as novas tecnologias podem trazer a qualquer negócio. Antes de se tornar num dos principais analistas da Gartner Research, Andrea di Maio esteve na Comissão Europeia onde dedicou boa parte do seu tempo a minorar o impacto da chegada do ano 2000 nos mais diversos softwares. A tecnologia “amiga do ambiente” tem sido outra das preocupações do orador convidado pela APDSI.

O jantar-debate vai realizar-se no restaurante da Ordem dos Engenheiros, pelas 20h00. A participação no jantar com Andrea Di Maio, está sujeita ao pagamento de 25 euros (para sócios) e 35 euros (para não sócios) e condicionada aos lugares disponíveis. Todas as inscrições são feitas através do e-mail secretariado@apdsi.pt.

terça-feira, 13 de março de 2012

Informação Geográfica


Nos últimos dez anos temos vindo a assistir a um aumento significativo da utilização dos Sistemas de Informação Geográfica em diversas áreas do ordenamento do território nacional. A esse crescimento não é alheia a adoção das novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente, transportes, abastecimento de água e tratamento de resíduos, agricultura ou proteção civil.

Estaremos todos conscientes da importância destes novos desafios? O professor do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Rui Pedro Julião, ex-vice-presidente do Instituto Geográfico Português, vai procurar responder às 12h15, na conferência da APDSI intitulada "Por uma Administração Pública em Tempo Real", que se vai realizar no próximo dia 22 na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Jantar-debate com Andrea di Maio do Gartner

O Andrea Di Maio, que é sem dúvida um dos maiores especialistas mundiais sobre e-Government, vem participar num jantar / debate promovido pela APDSI. O Andrea fará uma conferência sobre "Smart Government", em que se defende que a boa utilização das TIC é uma das mais importantes soluções para a crise que atravessamos, seguida de debate com os participantes no jantar. O jantar realiza-se no dia 22 às 20 horas na Ordem dos Engenheiros e tem um custo por participante de 25€ para sócios e 35€ para não sócios. Garanto-vos que vale a pena participar neste jantar. Inscrevam-se através do mail secretariado@apdsi.pt

quinta-feira, 8 de março de 2012

Por uma Administração Pública em Tempo Real - Interoperabilidade e desmaterialização de processos administrativos ao serviço do país

“A interoperabilidade na prestação de serviços de saúde” tem sido um objetivo perseguido com insistência e determinação pelo sector ao longo dos anos. Com o crescimento das TIC, muitos departamentos hospitalares ou unidades de saúde viram-se confrontados com pesadas bases de dados informáticas que, ao invés de permitirem uma melhor comunicação da situação do doente, acabaram por se tornar “armazéns” de registos informáticos independentes.

A partilha e a utilização mais generalizada da informação clínica é uma das preocupações que o professor Henrique Martins, Coordenador da Comissão Interoperabilidade na Saúde, vai manifestar na conferência da APDSI, intitulada “Por uma Administração Pública em Tempo Real”, que se vai realizar no próximo dia 22 na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. A sua intervenção está marcada para as 14h00.

Para mais informações consulte o programa completo em http://www.apdsi.pt/

terça-feira, 6 de março de 2012

“Por uma Administração Pública em Tempo Real”

A Direção Regional de Economia do Alentejo, entidade que representa o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento na região alentejana, vai estar representada na conferência da APDSI “Por uma Administração Pública em Tempo Real” que se vai realizar no próximo dia 22, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

As Direções Regionais da Economia são serviços periféricos da administração direta do Estado, dotados de autonomia administrativa, que têm por missão a representação e a atuação do Ministério da Economia e do Emprego (MEE) a nível regional, proporcionando aos agentes económicos, às autarquias e aos cidadãos, bens e serviços contribuindo desta forma para o crescimento sustentável da economia da região.

De Évora vem o engenheiro Bernardino Piteira, da Direção Regional de Economia do Alentejo, falar sobre “Os Licenciamentos Económicos e o Portal da Empresa”. O orador começa o seu discurso às 16h30, seguido de um espaço de debate moderado pelo Dr.Vasco Matos Trigo.

Saiba mais em http://www.apdsi.pt/