quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O primeiro e-mail foi enviado há 45 anos



Faz hoje 45 anos que foi enviado o primeiro e-mail de que há registo na história.

Foi a 29 de outubro de 1969, quase dois meses depois de ter sido criada a primeira ligação que deu origem à Internet (a 2 de setembro), que foi trocada a primeira mensagem de correio eletrónico entre dois computadores. O feito teve origem no computador do laboratório de Kleinrock, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e o destinatário era o computador de Douglas Engelbart, no Stanford Research Institute, sendo que a ligação era assegurada pela recém-criada rede da ARPA (Advanced Research Projects Agency), agência financiada pelo governo norte-americano.

Também não deixa de ser divertido lembrar que o texto dessa primeira mensagem se compunha apenas de duas letras e um ponto, "LO.", sendo que Kleinrock queria escrever a palavra "LOGIN", mas o sistema foi abaixo a meio da transmissão.

Em Portugal, foi o departamento de informática da Universidade do Minho que enviou um e-mail, pela primeira vez na história, a 15 de Agosto de 1986. O conteúdo do e-mail eram «pormenores técnicos sobre uma tecnologia que estava a dar os primeiros passos - a Internet». O recetor da mensagem foi a Universidade de Manchester, no Reino Unido.

No início da década de 60 já tinham surgido alguns sistemas de troca de mensagens entre terminais de um mesmo computador, em tempo diferido, em 1961, e em tempo real, em 1965, mas o primeiro e-mail em rede foi transmitido apenas em 1969. Em 1971, Ray Tomlinson inventou os primeiros programas para envio de e-mails em rede através da Arpanet e determinou que a arroba, "@", serviria para separar o login do utilizador do domínio do servidor.

Em 1992, o cientista Tim Berners-Lee, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, criou a World Wide Web. A empresa norte-americana Netscape criou, em seguida, o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.

No mesmo ano, o então senador americano Al Gore já falava na Superhighway of Information que antecipava como a unidade básica de funcionamento para troca e partilha de um fluxo contínuo de informações espalhadas por todo o mundo. Com o interesse mundial aliado ao interesse comercial observou-se um crescimento espantoso da Internet de tal forma que actualmente 40% da população mundial tem acesso à rede. Do outro lado da balança estão os mais de quatro biliões de Seres Humanos que ainda não podem beneficiar com a utilização das TICs em quaisquer áreas das suas vidas.

De recordar que a 24 de outubro se assinalou o Dia das Compras na Internet. A utilização dos canais digitais para fins comerciais também mereceu a atenção da APDSI, a 29 de setembro, na conferência: Internet, Negócio e Redes Sociais - "Confiança e Compromisso nos Canais Digitais".

*Fontes: Wikipedia e BBC

Sem comentários: