terça-feira, 11 de setembro de 2018

Aluno português distinguido com medalha de prata pela 1.ª vez nas Olimpíadas Internacionais de Informática



De 1 a 8 de setembro, a cidade de Tsukuba, no Japão, recebeu a 30.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 335 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação. 

As provas decorreram em dois dias, com competições de cinco horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Kevin Pucci (aluno do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, de Chaves), David Nassauer (aluno do 11.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa), André Guimarães (11.º ano do Externato Marista de Lisboa) e Diogo Rodrigues (11.º ano do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia), sendo liderada professor Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), co-adjuvado por Pedro Paredes (Deputy Leader - aluno de doutoramento em CMU, Pittsburgh).

Os resultados alcançados foram os melhores de sempre, com a delegação portuguesa a ver o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com o aluno Kevin Pucci a obter uma medalha de prata, a primeira de sempre para Portugal.





O nosso país acumula assim no seu histórico uma medalha de prata (2018) e oito medalhas de bronze (duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002). Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI.

Os melhores alunos portugueses foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi igualmente positivo, com a obtenção de uma medalha de ouro (Kevin Pucci), três medalhas de prata (José Pedro, Maria Madrugo e Diogo Rodrigues) e duas medalhas de bronze (David Nassauer e Leonardo Tavares).




Em 2019, teremos mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, que decorre em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que representam Portugal na 31.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar em agosto, em Baku, no Azerbaijão.

Veja, mais abaixo, a entrevista de Kevin Pucci ao "Diário da Manhã", da TVI.

 

Sem comentários: