quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Plataforma 9 fez 5 anos de intercâmbio entre países, regiões e culturas de língua portuguesa



Assinalou-se no passado dia 6 de setembro o 5.º aniversário do intercâmbio informativo e cultural da Gulbenkian entre os países, regiões e culturas de língua portuguesa.

Há cinco anos que o portal cultural Plataforma 9 divulga, a um ritmo diário e pelos cinco continentes, notícias sobre ações de formação, investigação, realização de congressos, publicações, financiamento de projetos e oportunidades de emprego relacionados com as culturas lusófonas.

O portal foi idealizado em 2013 e lançado no Mindelo, Cabo Verde, em 2014 pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Internacional de Lusitanistas, para possibilitar a articulação em rede de instituições e programas nacionais e internacionais dedicados à Língua Portuguesa e à diversidade das culturas em português.

Durante estes cinco anos, a Plataforma 9 (nome dado a uma plataforma criada para servir os nove países e regiões da Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe) apostou no conhecimento, na mobilidade e emprego, encurtou distâncias, aproximou as regiões de língua portuguesa e promoveu o diálogo entre as culturas. Atualmente, o portal conta com mais de milhão e meio de visualizações anuais.

O português é a quinta língua materna mais falada no planeta, sendo utilizada por mais de 260 milhões de cidadãos.

Mais informações aqui

Sem comentários: