terça-feira, 22 de setembro de 2020

SAVE THE DATE | APDSI realiza MeetOn sobre “Soberania Digital: O futuro da Inovação, da produção, da regulação e da inclusão na Europa”


APDSI REALIZA MEETON SObre O FUTURO DA SOBERANIA DIGITAL

Inscrições abertas

  

Lisboa, 22 de setembro de 2020 – A APDSI realiza o seu oitavo MeetOn no dia 01 de outubro, às 18:00 horas, em formato Webinar, intitulado “Soberania Digital: O futuro da Inovação, da produção, da regulação e da inclusão na Europa”.

Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-soberania-digital

 

A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação – dá continuidade a um novo formato de eventos – os MeetOn – dedicados a apresentar e debater testemunhos de transição digital em diversos setores, nomeadamente na Cultura, Democracia, Ética, Educação, Justiça, Economia, Saúde, Energia, entre outros. O oitavo MeetOn será dedicado à “Soberania Digital: O futuro da Inovação, da produção, da regulação e da inclusão na Europa”, no próximo dia 01 de outubro, às 18:00 horas, na plataforma Zoom. 

A Covid-19 revelou a importância crítica da tecnologia para a resiliência económica e de saúde, tornando a transformação digital e a soberania da Europa uma questão de importância existencial. As crescentes tensões entre os EUA e a China são um incentivo adicional para a Europa desenvolver as suas próprias capacidades digitais; corre o risco de se tornar num campo de batalha na sua luta pela supremacia tecnológica e industrial.

Os governos democráticos, que desejam preservar um mercado aberto de serviços digitais e ao mesmo tempo proteger os interesses dos cidadãos, consideram o modelo europeu uma alternativa cada vez mais atraente para as abordagens dos EUA e da China.

A UE não pode continuar a depender somente do seu poder regulamentar, mas deve tornar-se uma superpotência tecnológica por direito próprio, pois os árbitros não ganham o jogo. A Europa perdeu a primeira onda de tecnologia, mas deve tirar vantagem da próxima, na qual tem algumas vantagens competitivas.

A APDSI pretende, através deste MeeOn, promover o debate sobre os desafios que se colocam ao futuro da Soberania Digital da Europa, tendo por objetivo a promoção e o desenvolvimento da inovação, da produção e da regulação da economia digital, de uma forma socialmente inclusiva.

Neste MeetOn, iremos contar com a partilha de testemunhos de Matthias Bauer, economista sénior da ECIPE da União Europeia, de Maria Manuel Leitão Marques, deputada do Parlamento Europeu, Vice Presidente do Comité do Mercado Interno e dos direitos do Consumidor e Membro do comité especial da Inteligência Artificial e da Era Digital e de José Legatheaux Martins, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e Presidente da Direção do Capítulo Português da Internet Society (ISOC-PT). A moderação estará a cargo de Luís Vidigal, do Grupo de Missão “Futuros da Sociedade da Informação” da APDSI.

Esta nova modalidade digital de evento permite à APDSI dar continuidade à sua missão de promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, servindo como plataforma agregadora, de proximidade e de contacto entre os seus diversos stakeholders.

Os MeetOn são eventos curtos, informais e direcionados para uma temática específica – à semelhança dos MeetUp – mas com participação a distância, através de uma plataforma de videoconferência (Zoom).

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória. Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

 

Deverá aguardar confirmação por parte do secretariado para fornecimento da senha de acesso.

Sem comentários: