quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

APDSI divulga estudo sobre "Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal"


APDSI divulga estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal, realizado pela Universidade do Porto para o Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), através do qual se faz o mapeamento das iniciativas, programas e conteúdos curriculares de cibersegurança no ensino básico e secundário em Portugal, comparando essas práticas com outros países da União Europeia.

Este estudo incluiu a análise de documentos estratégicos, manuais escolares e um inquérito feito aos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas a nível nacional, para identificar as iniciativas desenvolvidas e a frequência com que a cibersegurança é abordada nas disciplinas. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e outros atores relevantes com o objetivo de recolher as perspetivas sobre as práticas escolares e as necessidades na educação para a cibersegurança, permitindo, desta forma, ter uma visão detalhada da situação atual e das lacunas existentes.

Consulte a versão integral do estudo.

APDSI realizou Cerimónia para entrega dos Prémios Transformação Digital (4.ª Edição)



A APDSI realizou a cerimónia de entrega dos prémios Transformação Digital, nas instalações da Oracle Portugal, no passado dia 03 de dezembro.

A APDSI entregou os prémios aos projetos vencedores das três categorias do Prémio Transformação Digital 2024.

A sessão de abertura da cerimónia foi conduzida pela Presidente da Direção da APDSI, Maria Helena Monteiro, por Filipa Fixe, Vogal da Direção da APDSI, e por João Mota Lopes, Country Leader da Oracle, patrocinadora da iniciativa.

Na categoria Eficácia/Eficiência das Organizações, o vencedor foi a instituição Águas e Energia do Porto, com o projeto “InnoWave”. As menções honrosas foram atribuídas ao projeto “AI4CMR” da AI4Medimaging e ao projeto “Digital DROTe” desenvolvido pela Direção Regional do Ordenamento do Território.

Na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade Mais Inclusiva, venceu o projeto “i-tree: Plataforma Omnicanal Integrada na Saúde”, da Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA). As menções honrosas foram atribuídas ao projeto “Abono de Família Automático” do Instituto de Informática e ao projeto “Tradutor Multilinguístico para migrantes” do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Já na categoria de Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital, o prémio foi entregue à Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia pelo projeto “Arquivo.pt”, enquanto as menções honrosas foram atribuídas ao projeto “Balcão e-Clic” do Instituto de Informática e ao projeto da Direção Regional do Ordenamento do Território “Sistema Regional de Informação Cadastral”.

À cerimónia de entrega dos prémios seguiu-se um momento de confraternização entre as equipas dos projetos distinguidos, os elementos da Direção da APDSI, os representantes da Oracle e os elementos do Júri.

O objetivo da APDSI nesta iniciativa é reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.

Gravação e conclusões do evento disponíveis aqui.

CONCLUSÕES | Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"


A APDSI, no âmbito da atividade do seu Grupo de Missão de  Inteligência Artificial, realizou a Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?", no passado dia 22 de novembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Gravação e conclusões disponíveis aqui.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

APDSI associa-se à Campanha do Mês da Anticorrupção



No âmbito do Mês Anticorrupção, a APDSI orgulha-se da sua associação à Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), uma iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, e reforça o seu compromisso em prol da integridade.

O mês de dezembro foi instituído como mês da anticorrupção pela Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/2021, de 6 de abril.

A Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), uma iniciativa conjunta da United Nations Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, mantém o seu alinhamento com as Nações Unidas, em concreto com as iniciativas da UN Office for Drugs and Crime (UNODC), que este ano dirige a sua atenção para os jovens, que serão os líderes íntegros de amanhã. Pretende-se proporcionar aos jovens uma voz e promover a sua capacitação para liderarem os esforços anticorrupção e assim promover a mudança. 

Com estas premissas, a PPI, associa-se à campanha internacional e demonstra o seu apoio ao mês anticorrupção através do lançamento do Selo da Integridade.

A Plataforma Portuguesa para a Integridade é uma iniciativa multistakholder que apela aos governos para enfatizar a prevenção da corrupção, a transparência e a boa governação como pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva. É uma plataforma aberta a todos os stakeholders organizacionais que pretendam publicamente reforçar o seu compromisso com a integridade.

#MêsAnticorrupção #Integridade #Sustentabilidade #ÉticaEmpresarial #Anticorrupção #UnitedNationsGlobalCompact #APEE #ODS16 #NegóciosResponsáveis

APDSI participou no VI Encontro Nacional da APDPO


A APDSI participou no VI Encontro Nacional da APDPO PORTUGAL - Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados, no passado dia 22 de novembro, dedicado ao tema "O papel da proteção de dados pessoais na nova economia digital".

Neste Encontro, a APDSI esteve representada pelo Professor Alexandre Sousa Pinheiro, membro do Grupo de Missão "RGPD - Implementação" no âmbito do Regulamento de Inteligência Artificial.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Lista dos Projetos Finalistas ao Prémio Transformação Digital 2024 e Cerimónia de Entrega de Prémios



A APDSI divulga lista dos projetos finalistas da 4.ª edição do Prémio Transformação Digital em 2024.

Esta iniciativa convergirá numa cerimónia para entrega dos prémios aos 3 melhores trabalhos no próximo dia 03 de dezembro de 2023, às 15:30 horas, em formato presencial nas instalações da Oracle, no Lagoas Park.

Inscreva-se AQUI

A APDSI, após validação, análise e votação das candidaturas submetidas por parte dos membros do Júri, divulga agora a Lista de Projetos Finalistas às 3 categorias do Prémio Transformação Digital 2024 (ordenados por ordem de submissão da candidatura):

 

1- Eficácia/Eficiência das Organizações

N.º CandidaturaEntidadeProjeto

2

AI4MedimagingAI4CMR
12Águas e Energia do Porto, EMInnoWave
18Direção Regional do Ordenamento do Território (DROTe)Digital DROTe

 

2- Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva

N.º CandidaturaEntidadeProjeto
4Instituto de Informática, IPAbono de Família Automático
10Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP)Tradutor Multilinguístico para migrantes
27Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA)i-tree: Plataforma Omnicanal Integrada na Saúde

 

3- Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital

N.º CandidaturaEntidadeProjeto
5Instituto de Informática, IPBalcão e-Clic
6Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. - Unidade FCCNArquivo.pt
26Direção Regional do Ordenamento do Território (DROTe)Sistema Regional de Informação Cadastral

 

Esta iniciativa convergirá numa cerimónia para entrega dos prémios aos 3 melhores trabalhos no próximo dia 03 de dezembro de 2024, às 15:30 horas, em formato presencial nas instalações da Oracle, no Lagoas Park. Poderá inscrever-se aqui.

O objetivo da APDSI nesta iniciativa é reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficiente e mais próximas do cidadão.

Todos os materiais associados a este Prémio, nomeadamente o Regulamento, formulário de candidatura e cronograma, poderão ser encontrados no website da APDSI.

Reserve o dia na sua agenda e inscreva-se aqui.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

SAVE THE DATE | Conferência “Inovação em Saúde: O Impacto dos Dados Hoje e no Futuro”

                                                                 


Inscreva-se AQUI.

Conferência “Inovação em Saúde: O Impacto dos Dados Hoje e no Futuro"

Segunda-feira, 16 de dezembro 2024 | 09:00 horas

Auditório J. J. Laginha - ISCTE

 

A APDSI anuncia a sua Conferência Anual de Saúde “Inovação em Saúde: O Impacto dos Dados Hoje e no Futuro”, que irá decorrer no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 09:00 horas, no auditório J. J. Laginha do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Esta conferência pretende discutir como a utilização de dados e as tecnologias emergentes estão a transformar a área da saúde, abordando o impacto dos dados no diagnóstico, no desenvolvimento de tratamentos personalizados e na otimização dos sistemas de saúde, com foco na segurança e privacidade dos mesmos.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Não deixe de marcar presença em mais um momento de reflexão sobre a transformação do setor da Saúde!

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

APDSI anuncia 11ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet


11ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet

19 de novembro às 10h00

Universidade Aberta (instalações do Saldanha)

INSCREVA-SE AQUI.

Ao longo do dia, o evento vai reunir decisores e especialistas dos setores público e privado, comunidade técnica, academia e sociedade civil, para debater desafios e oportunidades da governação da internet.

Os principais temas desta edição são inteligência artificial, direitos humanos no digital, cibersegurança, cooperação digital, sustentabilidade, igualdade de género e tecnologias emergentes.

A organização, que este ano conta com o .PT, ANACOM, APDC, APDSI, CNCS, Centro Internet Segura, DECO, FCT, Universidade Aberta e Women in Tech, reconhece a necessidade de um debate inclusivo, informado e tão participado quanto possível, sobre a crescente importância da tecnologia na sociedade.

O evento é de participação gratuita, mediante inscrição nesta página. Informação adicional, bem como o programa do evento, estão disponíveis no site da Iniciativa Portuguesa do IGF em: www.governacaointernet.pt.

As principais conclusões das apresentações e painéis vão ser compiladas e apresentadas em dezembro, na iniciativa global do Fórum de Governação da Internet, na Arábia Saudita.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Consulte o programa aqui.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Coorganização




SAVE THE DATE | Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"


 Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"

Sexta-feira, 22 de novembro 2024 | 14:00 horas

Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência Viva

Inscreva-se AQUI.

Esta conferência é creditada para professores pelo Centro de Formação Ciência Viva.  Inscrições para professores que requerem creditação  aqui!

A APDSI anuncia a Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?”, que irá decorrer no próximo dia 22 de novembro 2024, às 14:00 horas, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.

O advento da Inteligência Artificial, cujos efeitos na sua globalidade não é ainda possível vislumbrar, trarão a toda a sociedade grandes benefícios, assim como trarão riscos e oportunidades. O setor da Educação é daqueles em que se anteveem maiores alterações, algumas delas disruptivas face à forma como a vemos atualmente.

Os impactos da IA na Educação são, deste modo, múltiplos. Quer sejam ao nível da maior disponibilidade tecnológica na relação entre docentes e discentes, no caminho da otimização da eficácia do ensino, quer seja na melhoria do acesso à Educação a mais pessoas a nível global, tornando a Educação mais acessível e democrática, passando também pelos impactos nos modelos de avaliação ou mesmo na educação à medida de cada pessoa. No limite, poder-se-ia chegar à substituição do(a) Professor(a) pela IA. Ou, em alternativa, em delegar à IA as tarefas básicas de informar e transmitir o conhecimento, deixando ao(à) Professor(a) o papel de Educar, sempre mais pessoal e personalizado.

Todas estas questões, e muitas mais, serão levantadas e discutidas nesta conferência-debate. O principal objetivo é ajudar a delinear qual a Educação que queremos, num futuro que passa necessariamente pela IA.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

CONCLUSÕES | Conferência-Debate “IA - Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal”



A APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “Inteligência Artificial”, realizou a Conferência “IA - Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal", no passado dia 04 de outubro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

SAVE THE DATE | Conferência “Impacto e Desafios na Implementação do Espaço Europeu dos Dados em Saúde”

 


APDSI ANUNCIA A CONFERÊNCIA “Impacto e Desafios na Implementação do Espaço Europeu dos Dados em Saúde”

Garanta a sua participação!

 

Lisboa, 14 de outubro de 2024 – A APDSI anuncia a Conferência “Impacto e Desafios na Implementação do Espaço Europeu dos Dados em Saúde”, que irá decorrer no próximo dia 30 de outubro 2024, às 09:00 horas, no auditório do Infarmed. Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/apdsi-conferencia-impacto-eeds

O Espaço Europeu dos Dados em Saúde (EEDS) promete revolucionar o panorama da saúde na Europa, promovendo a partilha segura e eficaz de dados entre países e instituições, com benefícios para o cidadão e para os vários atores do ecossistema de saúde. No entanto, na sua implementação surgem desafios éticos, técnicos e legislativos, que precisam de ser avaliados e discutidos para garantir o sucesso deste projeto ambicioso.

Com esta sessão pretendemos explorar o impacto do EEDS na transformação digital da saúde, compreender as oportunidades que emergem e os obstáculos à sua implementação, desde a proteção de dados pessoais à interoperabilidade dos sistemas de saúde.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

 


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

APDSI estende o prazo para submissão de Candidaturas - 4ª Edição do Prémio Transformação Digital (2024)

 


APDSI estende o prazo para submissão de candidaturas - 4ª EDIÇÃO DO prémio transformação digital 2024

Candidaturas até 22 de outubro

 

Lisboa, 10 de outubro de 2024 – A APDSI estende o prazo promove para submissão de candidaturas à 4.ª edição do Prémio Transformação Digital até ao dia 22 de outubro de 2024 aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/apdsi-premio-transformacaodigital2024

Após o sucesso das primeiras edições, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em associação e com o apoio da Oracle Portugal, organiza a 4.ª edição do Prémio Transformação Digital”.

Este Prémio tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital, sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.

O Prémio está dividido em categorias e serão aceites candidaturas integradas numa das seguintes:

1.      Eficácia/Eficiência das Organizações

2.      Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva

3.      Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital

O Júri será constituído por um número de personalidades de reconhecido relevo no País no setor das TIC´s nomeados pela Direção da APDSI.

Os materiais associados a este Prémio, nomeadamente o Regulamento, formulário de candidatura e cronograma, poderão ser encontrados no website da APDSI.

A lista dos projetos finalistas será divulgada no dia 25 de novembro.

Esta iniciativa convergirá numa cerimónia para entrega dos prémios aos 3 melhores trabalhos no mês de dezembro, na sede da Oracle (Lagoas Park, Edifício 8. 2740-244 Porto Salvo).

O objetivo da APDSI nesta iniciativa é reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital, sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Submissão de candidaturas aqui - até 22 de outubro de 2024

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

APDSI divulga Conferência sobre a Regulamentação de cookies



A APDSI divulga a Conferência “Protegendo usuários on-line: o passado, o presente e o futuro da regulamentação de cookies, no próximo dia 11 de outubro, na Faculdade de Direito da NOVA. Este evento é organizado pelo Observatório de Proteção de Dados , em colaboração com a Cátedra de Governança de Dados do Google do Sul da UE.

Desde que a Comissão Europeia apresentou o rascunho do Regulamento de e-Privacy em 2017, o tópico parece ter estagnado, apesar da reconhecida importância desta área regulatória na vida diária de indivíduos e organizações. O principal objetivo desta conferência é revisitar o assunto e fornecer uma atualização sobre a situação atual.

Inscreva-se enviando um e-mail para: observatoriodadospessoais@novalaw.unl.pt

Mais informações e consulta do programa AQUI.

CONCLUSÕES | Conferência “A Regulação da Inteligência Artificial em Portugal”



A APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “Regulação Digital”, realizou a Conferência “A Regulação da Inteligência Artificial em Portugal”, no passado dia 19 de setembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.


Consulte aqui.

CONCLUSÕES | 19.º Fórum da Arrábida da APDSI (2024) “Repensar o Futuro da Sociedade da Informação – Alterações decorrentes da AGI”



O 19.º Fórum da Arrábida centrou-se no tema “Repensar o Futuro da Sociedade da Informação – Alterações decorrentes da AGI”.

AGI (Artificial General Intelligence), ou Inteligência Artificial Geral, entendida como uma forma de inteligência artificial que é capaz de desempenhar qualquer tarefa cognitiva que um ser humano possa realizar. Enquanto a maioria dos sistemas de inteligência artificial atualmente em uso são projetados para executar tarefas específicas, como reconhecimento de fala ou visão computacional, a AGI será capaz de aprender e aplicar uma ampla gama de funcionalidades, incluindo a capacidade de raciocinar, planear, resolver problemas e aprender de forma autónoma. A AGI será capaz de se adaptar a novas situações e ambientes, assim como aos seres humanos, podendo ser capaz de superar os limites das capacidades humanas em certas áreas.

Neste contexto, reuniram-se personalidades com diferentes perspetivas, com pensamento e visão estratégica que possam, em conjunto, refletir e de uma forma criativa explorar ideias e entendimentos sobre o que poderá ser o futuro da vida no cenário AGI segundo três perspetivas: Global (Geopolítica e Ordem Mundial), Societal (Paradigmas de Sociedade) e Individual (O Humano na AGI).

A parte da manhã foi dedicada à introdução dos temas em discussão, com os contributos de:

  • Luís Portela | Presidente da Comissão Executiva da Fundação BIAL

Moderador:

  • Carlos Magno | Jornalista e ex Presidente da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Grupos de Reflexão;

  • I: Dinâmica Geopolítica e da Ordem Mundial decorrente da AGI;
  • II: Paradigmas da Sociedade na AGI;
  • III: O Humano na AGI.

No Fórum da Arrábida participaram membros do Conselho Geral, coordenadores de grupos de trabalho da APDSI, os membros da Direção e outras pessoas convidadas pela Direção de acordo com o valor que se considerou poderem acrescentar para o tema em debate.

Local: Instituto Pernambuco Porto, Porto (24 de maio)

terça-feira, 17 de setembro de 2024

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2024 | Portugal voltou a marcar presença na competição internacional



OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA 2024

Portugal voltou a marcar presença na competição internacional

 

Lisboa, 17 de setembro de 2024 - Portugal participou na 36ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), que decorreu de 1 a 8 de setembro, em Alexandria, no Egito (https://www.ioi2024.eg/).

As provas decorreram em dois dias, com competições de cinco horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Este ano, a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Tomás Faria (11º ano do Colégio Moderno - Lisboa), Laura Muliar (12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima), Miguel Pereira (12º ano da Escola Secundária Públia Hortêsia de Castro - Évora) e Hlieb Boiarkin (12º ano da United Lisbon International School), sendo liderada pelo professor Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), coadjuvado por Pedro Costa (Instituto Superior Técnico).

Participaram nestas Olimpíadas 362 alunos oriundos de 91 diferentes países. Propostas inicialmente numa reunião da UNESCO, as IOI são o maior e mais prestigiado concurso de programação pré-universitário em todo o mundo. Em dois dias de competição (cada um com 5h de prova) os alunos criam programas de computador (em C++) destinados a resolver o conjunto de problemas proposto (3 em cada dia de prova), de natureza algorítmica, e baseados em problemas da vida real com aplicação prática. Os programas dos alunos são depois submetidos a uma bateria de testes de diferentes dificuldades, sendo que a sua correção e eficiência é avaliada de forma automática, com a atribuição de uma pontuação em função do número de testes corretos respondidos em tempo útil.

Nesta edição Portugal conquistou uma menção honrosa, garantida pelo Tomás Faria com um excelente segundo dia de prova. No conjunto das 10 últimas edições Portugal conquistou 2 medalhas de prata, 4 medalhas de bronze e 3 menções honrosas.

A delegação portuguesa no registo.

Durante o evento foram também entregues os prémios das Olímpíadas Iberoamericanas de Informática (OII), que decorreram a 22 de junho, de forma remota. Nestas OII'2024 que contaram com a participação de 16 países, Portugal conquistou 1 medalha de prata, 3 medalhas de bronze e 1 menção honrosa.

Fecha-se com isto para Portugal a bem sucedida edição 2024 da temporada internacional de programação competitiva para alunos de secundário, sendo que além dos eventos referidos (IOI e OII) Portugal participou também nas Olimpíadas de Informática da Europa Ocidental (WEOI), onde conquistou uma medalha de prata, e nas Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas (EGOI), onde conquistou também uma medalha de prata.

Estes eventos e a participação surgem na sequência das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), que são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC/FCUP) e da Universidade de Princeton, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Ministério da Educação, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz.

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas atividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional.

A delegação portuguesa com medalhas das Olimpíadas Ibero-americanas.

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2024, foram também mencionados os prémios correspondentes às Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática (OII), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Neste contexto, em 2024, participaram mais de 100 concorrentes de 16 países, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

As medalhas foram conquistadas pelo Tomás Faria, Laura Muliar, Hlieb Boiarkin e Miguel Pereira.

 

Assim, a temporada internacional culminou nos seguintes resultados:

  • Olimpíadas Internacionais (IOI): 1 menção honrosa
  • Olimpíadas Ibero-americanas (OII): 1 medalha de prata, 3 medalhas de bronze, 1 menção honrosa
  • Olimpíadas da Europa Ocidental (WEOI): 1 medalha de prata
  • Olimpíadas Europeias para Raparigas (EGOI): 1 medalha de prata

As Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério da Educação e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian e Ciência Viva.

Em 2025, teremos mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal na 37.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, que se realizarão na Bolívia.

 

Links úteis: