O médico madeirense João Nunes Abreu faleceu, ontem, em Lisboa, aos 83 anos. A notícia foi divulgada no sítio da web da Direção-Geral de Saúde. João Nunes Abreu era especialista em estomatologia, foi o primeiro Diretor-Geral da Saúde, cargo que ocupou entre 1993 e 1996, e foi também um dos primeiros sócios da APDSI. Também foi assessor da Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, e integrou a Direção-Geral dos hospitais.
Natural do Funchal, onde nasceu em 1933, e irmão de João Carlos Abreu, ex-secretário regional do Turismo e Cultura, João Nunes Abreu foi, desde 1979, ano da criação do Serviço Nacional de Saúde, e por três mandatos consecutivos, presidente do conselho de gerência do Hospital de São José. Trabalhou com os Ministros Correia de Campos, Ana Jorge, Paulo Macedo e Leal da Costa e foi agraciado, em 1996, pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a comenda da Ordem de Mérito. Em 2013, recebeu o Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro.
No site da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi publicada uma nota a recordar as «marcas de humanismo e de fácil relacionamento, bem como de cortesia inesquecível» que caracterizaram João Nunes Abreu.
A APDSI apresenta as suas condolências à família enlutada, o reconhecimento pela sua contribuição para a Sociedade da Informação em Portugal, além de um eterno manifesto de amizade pelo médico.
Sem comentários:
Enviar um comentário