terça-feira, 26 de abril de 2016

Já são conhecidos os finalistas que vão concorrer a um dos 4 lugares nas Olimpíadas Internacionais de Informática, em Kazã, na Rússia [ONI 2016]


Já estão apurados os dez primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2016), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os melhores classificados irão agora ter um estágio de preparação, no final do qual será feita uma nova prova. Aqui serão conhecidos os 4 alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2016, que se vão realizar em Kazã, na Rússia, de 12 a 19 de agosto.

Os dez primeiros classificados da prova nacional, que decorreu no dia 22 de abril, são respetivamente, Gonçalo Paredes (12.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra), Henrique Navas (11.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa), Duarte Nascimento (11.º ano da Escola Secundária da Amadora ), Guilherme Penedo (11.º ano da Salesianos do Estoril), Manuel Correia (12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos), Manuel Brandão (11.º ano do Agrupamento de Escolas D.Maria II, Braga), Ricardo Pereira (12.º ano da Didáxis, Riba de Ave), Alberto Pacheco (12.º ano do Colégio Paulo VI, Gondomar), Guilherme Silva (12.º ano do Agrupamento de Escolas de Lousada) e Henrique Dias (11.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourique).

Estes 10 alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC). A organização das ONI deliberou escolher 10 alunos em vez dos 8 inicialmente previstos tendo com conta o empate entre quatro alunos no 6.º lugar, a distância do 10º classificado ao 9º e o facto do CIIC permitir um máximo de 10 alunos por país.

Não podemos deixar de agradecer aos Patrocinadores e Apoiantes das Olimpíadas, os quais constituem um suporte fundamental para a concretização deste concurso. 

A eles o nosso muito obrigado!

Sem comentários: