terça-feira, 24 de abril de 2018

Final nacional das ONI: já há finalistas



Já são conhecidos os 30 finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI’2018), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Os 30 melhores concorrentes desta primeira fase vão participar na segunda fase do concurso – a prova final que é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, mas presencialmente, na segunda-feira, 7 de maio, nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Trata-se de uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área. Ao contrário de anos anteriores, e apesar da grande aposta nacional no INCoDe 2030, ainda não há apoio financeiro para viabilizar a deslocação da delegação portuguesa ao Japão.

A final propriamente dita corresponde a uma competição individual onde os concorrentes dispõem de quatro horas para tentarem resolver os três problemas propostos.

Sem comentários: