sexta-feira, 26 de outubro de 2018

APDSI apoia tertúlia da PASC sobre o racismo


A APDSI, enquanto associação fundadora da PASC - Casa da Cidadania e, no atual mandato, a presidir à Direção desta Plataforma, apoia a Tertúlia - Debate intitulada "Será Portugal um país racista?" que se vai realizar no dia 10 de novembro na Sala Nietzsche da Fábrica Braço de Prata em Lisboa.

Inclusão social, culturas, segurança e outros medos estarão refletidos neste encontro que espelha a atividade da PASC cujo objetivo é promover a participação cívica dos cidadãos, através das associações suas filiadas, visando reforçar o contributo consciente e ativo da cidadania para uma sociedade mais justa, solidária e onde a confiança entre a sociedade civil e os poderes públicos seja reforçada.



ANQEP e AIP debatem "Carreiras e Trajetórias Profissionais: desafios e novas perspetivas"



A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Fundação AIP – Futurália organizam o encontro "Carreiras e Trajetórias Profissionais: desafios e novas perspetivas" a 5 de novembro, às 10h00, no Centro de Congressos de Lisboa.

O encontro pretende, também, assinalar a abertura, em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional (de 5 a 9 de novembro), que alerta para a descoberta que cada um de nós deve fazer do seu talento, sob o mote "A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira".

Qual vai ser o futuro do trabalho? O que vão ser as carreiras e as novas trajetórias profissionais? E como se perspetivam estas carreiras e trajetórias na idade adulta? Como conciliar o imperativo de "aprender a aprender" ao longo da vida com as novas formas de trabalho? Como fazer da aprendizagem ao longo da vida um instrumento efetivo de inclusão social para todos? Estas são algumas das questões do debate especialmente destinado a profissionais e especialistas em educação e formação de adultos.

A Fundação AIP edita há 11 anos a Futurália e a ANQEP é membro permanente do seu Conselho Estratégico. Em 2015, como resultado dos trabalhos desse Conselho, surgiu a oportunidade para o lançamento do Fórum Futurália, que vai agora para a sua 4.ª edição, e que abriu a feira a intervenções de reflexão sobre temas pertinentes na área da Educação e Formação.

Este ano, e porque o objetivo é alargar a Futurália a públicos em idade adulta, é apresentado um programa de dia inteiro, com vertente europeia e de promoção do debate de ideias em torno de questões societárias emergentes.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita aqui.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

APDSI participou na Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2018



“Internet: um jogo de sombras” foi o tema central da edição de 2018 da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet, que se realizou a 17 de outubro na Universidade de Aveiro, e onde a APDSI marcou presença enquanto uma das entidades organizadoras.

A academia, várias entidades públicas estratégicas e entidades privadas juntaram-se à comunidade técnica da Internet e à sociedade em geral para discutir questões emergentes diretamente relacionadas com a Governação da Internet.

Depois do debate “Que tipo de Internet queremos? Governação e políticas públicas da Internet nos contextos nacional e global”, os participantes dividiram-se entre a sessão dedicada à “Inteligência Artificial e Big data”, moderado por Miguel Brito Campos, da APDSI, e o debate sobre “Segurança no Ciberespaço: O dilema entre a privacidade do indivíduo e a segurança do Estado”. Ernesto Costa, da Universidade de Coimbra, foi o keynote speaker deste painel, para o qual deixou a mensagem que, os mecanismos de inteligência artificial que foram acrescentados aos computadores, têm tanto de positivo quanto de perigoso.

As fake news, a tecnologia Blockchain e a “Governação, confiança, privacidade e desafios na era do IoT” foram os temas em destaque da parte da tarde. As notícias falsas e boatos sempre existiram mas a sua propagação pelos mais variados media tem levantado questões sobre o atual papel do jornalista, sendo necessário criar soluções adaptadas a um ecossistema mediático universal e instantâneo.

Os resultados produzidos pelo evento, organizado pela FCT em parceria com a ANACOM, DNS.pt, IAPMEI, Internet Society e a APDSI, serão enviados ao Internet Governance Forum – IGF para elaboração do habitual relatório anual.

sábado, 20 de outubro de 2018

APDSI esteve no Porto para a tertúlia "Aprendizagem ao longo da vida no contexto das competências digitais"



A APDSI, em parceria com o ISCAP, levou a efeito a tertúlia "Aprendizagem ao longo da vida no contexto das competências digitais" no passado dia 15, precisamente nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Esta foi a segunda tertúlia que a Associação organizou sobre esta temática, através do seu Grupo de Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade.

Brevemente serão apresentados os resultados do encontro que contou com a participação de um leque diversificado de oradores, conforme o programa que pode ver aqui.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Conferência / Debate da APDSI: "Portugal é um só - Gestão Integrada da Informação do Território Português"



"Portugal é um só - Gestão integrada da Informação do Território Português" é o tema da Conferência / Debate que a APDSI vai realizar a 31 de outubro, entre as 9h30 e as 13h30, no Auditório António de Almeida Santos, no Edifício Novo da Assembleia da República.

O evento, organizado pelo Grupo Território e Urbanismo Inteligente da Associação, vai contar com a presença do Senhor Deputado Jorge Lacão, Vice-Presidente da Assembleia da República.

Esta é mais uma iniciativa da APDSI com o objetivo de conduzir a uma maior valorização e desenvolvimento do território português, através do planeamento, gestão e utilização adequada de sistemas e tecnologias de informação de base territorial.

Em outubro de 2017, a APDSI manifestou a sua preocupação com a inexistência de dados geográficos e a desarticulação dos poderes públicos, especialmente no que se refere à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a gestão do território, através da Tomada de Posição "Portugal é um só!".

Em maio deste ano a APDSI elaborou um Roteiro para a Ação para uma melhor Gestão do Território que pode consultar aqui.

É objetivo da APDSI procurar identificar as tendências de evolução, soluções e também as interações entre as tecnologias e outras dimensões sociais e económicas, contribuindo com uma visão mais aberta para a discussão e eficaz implementação destes conceitos na Sociedade Portuguesa. E foi nesse âmbito que já foi produzido um Roteiro para a Ação, em maio de 2018, que foi distribuído pelos órgãos de soberania da República Portuguesa.

A Associação considera que é agora tempo de alargar o debate aos grupos parlamentares com o objetivo de se alcançar uma visão de conjunto de política e infraestrutura pública para o conhecimento do Território Português. Nesse sentido, o programa inclui uma mesa redonda, composta por representantes dos diferentes Grupos Parlamentares, onde se pretendem apresentar e discutir soluções.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode fazê-la aqui.

O programa está disponível aqui.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

1.ª Ação de Formação "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania"



O Centro de Formação de Agrupamento de Escolas António Sérgio promove, em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, entre 23 de outubro e 20 de novembro de 2018, a 1.ª Ação de Formação "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania", que vai decorrer nas suas instalações, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, Marvila, entre as 18h30 e as 22h00.

A Ação de Formação, no âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os professores da Educação Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, promover na sociedade portuguesa uma cultura estratégica e contribuir para a implementação nas escolas do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, desenvolvido através de cooperação entre o Instituto da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação. Visa adicionalmente criar condições para a dinamização da formação de docentes no âmbito do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

A Ação de Formação foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-100946/18, e está em acordo com o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores.

As inscrições são feitas mediante e-mail que deve enviar para: cfantoniosergio@esddinis.pt.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Tertúlia da APDSI: "Aprendizagem ao longo da vida no contexto das competências digitais"



A APDSI vai realizar uma tertúlia sobre aprendizagem ao longo da vida no contexto das competências digitais, qualificação e empregabilidade: todos competentes, todos digitais: ensino e trabalho na era da I.A. O encontro, organizado pelo Grupo de Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade da APDSI, realiza-se na segunda-feira, 15 de outubro, entre as 14h30 e as 19h30, no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Como keynote speaker teremos Pedro Guedes de Oliveira, Coordenador do Programa INCoDe.2030.

Nesta segunda tertúlia, a APDSI vai dar continuidade a um debate acerca da importância de encontrar um mix correto de competências para nos mantermos competitivos no mercado e sermos cidadãos comprometidos, numa era em que a Inteligência Artificial está a conquistar o seu lugar no ensino e no mercado de trabalho.

Avanços recentes em tecnologias relacionadas com a I.A. oferecem um enorme potencial para uma evolução positiva mas a ameaça da destruição dos empregos caminha lado a lado com estes novos padrões a que a sociedade está sujeita.

Escutando tanto o meio académico como o empresarial e o social, vamos procurar encontrar diversas pistas para uma melhor formação e preparação de todos (jovens e adultos) não só para o mercado de trabalho como para uma vida de qualidade e inclusão.

Consulte aqui o programa do evento e faça a sua inscrição gratuita mas obrigatória.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Primeira tertúlia da APDSI sobre a importância das Soft Skills na qualificação das competências no mundo digital

Sessão na Rebis Consulting

A APDSI realizou a primeira tertúlia sobre a importância das Soft Skills na qualificação das competências no mundo digital para maior e melhor empregabilidade. O encontro, organizado pelo Grupo de Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade da APDSI, realizou-se a 2 de outubro, nas instalações da Rebis Consulting, de forma muito dinâmica e de acordo com a agenda.

A tertúlia contou com cerca de duas dezenas de participantes entre administradores e diretores de empresas, presidentes das instituições envolvidas, professores do ensino secundário, académicos e outros profissionais do setor.

As palavras do keynote speaker, Mário Ceitil, Presidente da APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, vieram ao encontro das expectativas da Associação.

Na sequência da tertúlia vai ser desenvolvido um documento com as principais mensagens e resultados do debate, dando continuidade à estratégia de trabalho definida pelo Grupo.

Veja aqui os vídeos resultantes da tertúlia.