sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

A 17 de Maio assinala-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Inicialmente designada apenas por Dia Mundial das Telecomunicações, a data foi estabelecida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e celebra a criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) a 17 de Maio de 1864.

Desde os dias do telégrafo, passando pelas comunicações na Era Espacial, até à nova Era do ciberespaço em que hoje estamos, a UIT sempre desenvolveu esforços para ligar toda a humanidade. Na sequência da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, que decorreu em duas fases (em Genebra, em 2003, e em Túnis, em 2005), foi proposto que se comemorasse, também a 17 de Maio, o Dia Mundial da Sociedade de Informação. E assim acontece desde 17 de Maio de 2006, dia a partir do qual ocorreu a mudança de designação, com o alargamento à Sociedade da Informação, num sinal de convergência para a sociedade do conhecimento.

Neste dia, que visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet, a APDSI vai realizar três eventos, a partir das 14h30, na Sala Polivalente da Fundação Portuguesa das Comunicações. São eles a divulgação da X Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI, a apresentação do livro "Do Plano Tecnológico à Agenda Digital - Cinco Anos de Tomadas de Posição do GAN" e o lançamento da edição 2011 do Glossário da Sociedade da Informação.

Sem comentários: