segunda-feira, 14 de abril de 2014

AP online pode ter autenticação que combina telemóvel e ID



O Governo quer aplicar um sistema de autenticação que vai simplificar o acesso a serviços públicos online. A medida, que vai estar a funcionar «depois do Verão», combina o número de identificação com o número de telemóvel do cidadão.

A proposta de lei foi aprovada em conselho de ministros. A já conhecida como Chave Móvel Digital, não pretende substituir a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão, mas surge como uma ferramenta complementar e alternativa, que tira partido de uma metodologia que já foi bem sucedida noutros países. 

A alternativa que vai ficar disponível pretende contrariar a tendência que o Governo reconhece ser de «fraca utilização dos serviços públicos online», mesmo com a disponibilidade de uma oferta abrangente destes serviços, relacionada com alguma complexidade dos sistemas de autenticação disponíveis. 

De recordar que o Cartão de Cidadão veio introduzir um novo mecanismo de autenticação nos serviços online do Estado, baseado em certificados digitais, um formatos que tem mantido baixos níveis de adesão, que o Governo não quantifica.

Sem comentários: