sexta-feira, 19 de junho de 2020

Comissão Europeia publica os resultados de 2020 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES)



Foram publicados pela Comissão Europeia os resultados de 2020 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), que monitoriza o desempenho digital global da Europa e acompanha o progresso dos países da União Europeia em matéria de competitividade digital.

​O IDES deste ano identifica avanços em todos os Estados‑Membros e em todos os domínios fundamentais medidos no índice (conetividade, capital humano – competências digitais, utilização dos serviços de internet, integração das tecnologias digitais, serviços públicos digitais, pesquisa e desenvolvimento TIC). O progresso nestas áreas é ainda mais importantes no contexto da pandemia de coronavírus, que revelou a importância das tecnologias digitais na continuação do trabalho e na educação à distância.

As competências digitais são a espinha dorsal de uma sociedade digital. Na dimensão do capital humano, Portugal ocupa o 21º. lugar entre os 28 países da União Europeia (UE), o que representa uma melhoria de dois lugares comparativamente ao ano anterior, mas ainda abaixo da média da UE. Os progressos registam-se sobretudo na melhoria do nível básico das competências digitais e numa maior percentagem de licenciados em TIC que, apesar do crescimento continua a ser inferior em relação aos padrões da UE. A percentagem de especialistas em TIC no emprego feminino total é também cerca de metade da média da Europa.

Os dados fornecidos pelo IDES serão utilizados como base para as análises específicas por país no contexto do plano de recuperação da Europa e em apoio das recomendações do Semestre Europeu no domínio digital. Esse processo ajudará os Estados-Membros a estabelecerem metas e prioridades no que respeita às necessidades em termos de reformas e de investimento facilitando o acesso ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que apoiará a recuperação das economias dos Estados-Membros e assegurará as transições verde e digital.

Aceda aqui ao Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2020, https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/noticias/desi2020_portugal.pdf

Sem comentários: