quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cabo Verde tem novo portal do cidadão




Cabo Verde lançou na segunda-feira, 21 de julho, uma nova versão do portal do cidadão. O "Porton di nos Ilha" (expressão em crioulo que significa, em português, Portão da nossa Ilha) é um sítio na web que, segundo comunicado publicado pela agência Lusa, pretende «facilitar, simplificar e inovar o funcionamento e os serviços do Estado disponíveis a cidadãos nacionais e estrangeiros, através de muitas funcionalidades que irão transformar e modernizar a Administração Pública (AP) do país, prestando um melhor serviço aos cidadãos e às empresas».

A ferramenta de atendimento, cuja primeira versão foi lançada há sete anos, disponibiliza ao utente (cidadão ou empresa) os principais produtos e serviços que tradicionalmente lhe são prestados presencialmente. Com a atualização feita pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) cabo-verdiana, o portal proporciona também maior de interação e um leque de serviços mais amplo.

O Secretário de Estado da Administração Pública cabo-verdiana, Romeu Modesto, diz que a anterior versão do portal cumpriu com a sua missão e que a nova página corresponde a «um trabalho profundo para introduzir transformações significativas» na AP do país. Nestes sete anos o governante admite que houve uma redução nos custos e na burocracia graças ao "Porton di nos Ilha".

Segundo os dados divulgados pela administração pública de Cabo Verde, até ao momento, cerca de dois mil cabo-verdianos visitavam diariamente o portal, mas com a nova versão «espera-se que possa ser visitado por cerca de cinco mil pessoas diariamente, tanto no país como na diáspora».

De recordar que a 29 de novembro do ano passado estas questões foram abordadas na 1ª Conferência de Governo Eletrónico - CPLP, organizada pela APDSI, AMA e CPLP.

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