sexta-feira, 25 de julho de 2014

Portugal obtém duas medalhas em competição internacional de programação



De 12 a  20 de julho realizou-se em Taiwan a 26ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Mais de 300 alunos de cerca de 80 países participaram no evento que coloca à prova os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos.

Desde 1991 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizadas presentemente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos João Rocha (12º ano do Colégio Paulo VI, Gondomar), Pedro Amaro (12º ano da Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo), Pedro Silva (12º ano do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, V. N. Famalicão) e Gonçalo Paredes (10º ano da Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra), sendo liderada por Pedro Ribeiro e Pedro Paredes, ambos da Universidade do Porto.

A equipa portuguesa deu o seu melhor e obteve um lugar meritório. Este ano não foi possível alcançar nenhuma medalha nas IOI, mas a ambição de fazer mais e melhor continua, sendo que Portugal está no seu melhor período histórico, uma vez que antes de 2009 só tinha conquistado uma medalha de bronze nas IOI, e desde 2009 já conseguiu obter quatro medalhas, todas também de bronze.

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado foi a obtenção de duas medalhas de prata (João Rocha e Afonso Santos), continuando a boa prestação portuguesa no CIIC, onde Portugal já conquistou mais de 20 medalhas nos últimos seis anos.

Em 2015 teremos nova edição das ONI, em várias fases, culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas IOI'2015, em julho do próximo ano no Cazaquistão. Segundo os responsáveis a organização portuguesa tudo fará para regressar à conquista das medalhas já nas próximas IOI.

De referir que a equipa anfitriã deste ano conquistou uma medalha de ouro e três de prata, sendo que o jovem que ganhou o ouro, Chen Po-en, é um sobrevivente de leucemia.

Sem comentários: