quarta-feira, 15 de junho de 2016

Debate sobre o Futuro: O Aprofundamento da Era Digital - Um Cenário para 2030



A APDSI vai realizar, a 27 de junho de 2016, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, um debate sobre o futuro, intitulado "O Aprofundamento da Era Digital - Um Cenário para 2030", sob coordenação de Francisco Matos Tomé e José Gomes Almeida, da direção da APDSI.

Diariamente apercebemo-nos de que vivemos uma época de profundas e rápidas mudanças sejam elas de natureza tecnológica, social, económica, política ou cultural.

A APDSI considerou necessário promover um grupo permanente (GFSI) capaz de desenvolver reflexões e pensamento estratégico sobre o futuro da Sociedade da Informação (SI), antecipar mudanças, "desenhar" cenários de futuros alternativos no domínio da SI e de se constituir como um espaço de aprendizagem coletiva ajudando a APDSI a preparar as suas tomadas de posição e a melhorar a sua capacidade de influenciar as políticas futuras no domínio da SI.

Partindo do passado e do presente importa analisar-se tendências, novas ideias, acontecimentos expectáveis - disruptivos ou não - e fontes de informação relevantes capazes de gerar matéria-prima para a configuração de cenários futuros da SI.

O Cenário de Aprofundamento para o horizonte de 2030 que será apresentado baseia-se no pressuposto da aceleração da difusão das tecnologias de informação e das comunicações por todos os setores da atividade humana, constituindo a SI o principal motor da Sociedade em geral. Com este trabalho pretende-se que o tema possa ser discutido por todas as comunidades que se interessem pelo futuro da sua região, do país e do mundo em geral. O trabalho que serve de ponto de partida para o debate do próximo dia 27 resultou da convergência de conhecimentos e experiência dos membros do GFSI e da análise e sumarização de inúmeros trabalhos disponíveis neste domínio.

INSCRIÇÕES

A participação na conferência é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia aqui. As inscrições ficarão condicionadas à disponibilidade de lugares do auditório.

Veja o programa completo aqui.


Sem comentários: