quarta-feira, 22 de junho de 2016

Pequeno-Almoço “Gestão do Capital Intelectual”



A APDSI organizou, a 16 de junho de 2016, mais um Pequeno-Almoço temático, desta vez em duas horas de partilha de conhecimentos sobre "Gestão do Capital Intelectual". Na sede da Associação, vários profissionais e interessados na matéria dedicaram a manhã ao debate sobre a importância da gestão do capital intelectual no seio das empresas, principalmente das portuguesas.

Coube à ICAA - Associação para a Acreditação da Gestão do Capital Intelectual, que tem estatuto de mecenato científico, a dinamização da sessão onde as organizações foram referidas como as responsáveis pela identificação, codificação e estímulo do desenvolvimento e aplicação do capital intelectual.

Em formato de pequeno-almoço informal, uma das opiniões comum ao grupo de uma dezena de participantes foi a de que muitas organizações até dispõem de boa informação mas não conseguem geri-la nem ampliá-la. «Aprender a cada projeto novo, tirar conclusões e saber que caminho seguir na nova organização que surge a seguir, é uma das lições a ser aprendida», resumiu Nuno Matos, vice-presidente da ICAA.

Já a presidente da Associação, Florinda Matos, começou por clarificar a diferença entre conhecimento e capital intelectual. Assim, conhecimento ficou definido como uma boa cultura geral usada na construção de memória organizacional. O capital intelectual, por outro lado, não diz respeito nem a patentes nem à gestão de pessoas. Combina, antes, recursos humanos, estruturais e relacionais e pode tratar-se de capital intelectual individual ou de equipa. Nas suas palavras, a gestão do conhecimento «aumenta o sucesso das estratégias, melhora o tempo de resolução dos problemas, difunde melhores práticas organizacionais, melhora o conhecimento e a criatividade, além de tornar as organizações mais competitivas».

Neste pequeno-almoço sobre "Gestão do Capital Intelectual" foi, adicionalmente, apresentada a "Scoring" - a ferramenta da ICAA com a qual as empresas podem fazer o seu auto-diagnóstico de como está cada uma destas fases de gestão de capital intelectual, bem como a sua capacidade de se manter, inovar e posicionar-se no mercado neste domínio.

Veja a apresentação da ICAA aqui.

Sem comentários: